sábado, 16 de janeiro de 2010

APICULTURA

Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva

Após várias diligências no sentido de prestar apoio técnico aos produtores de mel do concelho de Castro Daire, apresentando uma candidatura para o efeito, através da qual pôde contratar um técnico (engenheira), a Associação de Produtores Florestais de Montemuro e Paiva (APFMP), com sede em Castro Daire, promoveu junto daqueles uma reunião no sentido de demonstrar a sua disponibilidade para os acolher enquanto associados e os informar dos objectivos da iniciativa.

Reunião que aconteceu no dia de hoje no Auditório do Centro Municipal de Cultura e à qual compareceram cerca de 60 apicultores.

Expostos os objectivos por parte da APFMP, foram pedidos vários esclarecimentos por parte dos apicultores relacionados, designadamente, com o modo de tratamento das abelhas, que tipo de medicamentos aplicar, como e quando aplicar, tendo sido alertados para não aplicarem remédios não autorizados mas que se encontram à venda, uma vez que a aplicação desses produtos poderá provocar resíduos no mel e prejudicar a saúde de quem vier a consumir esse mel.

De um modo geral todos concordaram com a necessidade de se associarem, tendo muitos deles feito de imediato a sua inscrição.

Assim, de entre os objectivos imediatos da Associação estão dar formação aos apicultores do concelho sobre os diversos aspectos da actividade, bem como a consciencialização da necessidade de todos cumprirem as diversas regras que vão regulamentando a mesma a fim de ser produzido no concelho mel com qualidade e características capazes de permitir a sua futura certificação.

De facto, considerando que o mel desta região é dos melhores, devido à flora característica da mesma, impõe-se defender e implementar as boas regras de produção tendo em vista a possível certificação e consequente melhor comercialização do mesmo.

Contudo, para atingir esse objectivo final, a certificação, é preciso ter uma região controlada e com um número de colmeias superior ao existente actualmente no concelho.
O primeiro passo está dado.

Sem comentários:

Enviar um comentário